sexta-feira, 26 de junho de 2009

Economia Solidária

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base cooperativista, voltada para a produção e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido.

Origem

A economia solidária se origina na Primeira Revolução Industrial, como reação dos artesãos expulsos dos mercados pelo advento da máquina a vapor. Na passagem do século XVIII ao Século XIX, surgem na Grã-Bretanha as primeiras Uniões de Ofícios (Trade Unions) e as primeiras cooperativas. Com a fundação da cooperativa de consumo dos Pioneiros Equitativos de Rochdale (1844) o cooperativismo de consumo se consolida em grandes empreendimentos e se espalha pela Europa primeiro e depois pelos demais continentes.

Conceito

A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros. Nos primórdios do capitalismo, o modelo apresentado mostrava que o empregado era tido unicamente como propriedade do empregador, separado das forças produtivas que detinha ou utilizava.

Conceito solidário de produção

Se o empreendimento solidário for de produção, o seu capital será constituído por cotas, distribuídas por igual entre todos membros, que desta forma, são sócios do empreendimento. O princípio geral da autogestão é que "todos os que trabalham são donos do empreendimento e todos os que são donos trabalham no empreendimento."


Exemplos de empreendimentos solidários produtivos

São exemplos de empreendimentos solidários produtivos: associações ou cooperativas agropecuárias, industriais, de transporte, de educação escolar, de hotelaria, ecovilas entre outros.

Mais informações no site abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_solid%C3%A1ria

2 comentários:

  1. Emerson, dá uma pesquisada sobre a relação entre economia e trabalho. Como a economia solidária pode melhorar as condições de trabalho?
    Vou te enviar alguns links por e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Aí vão os links:
    http://www.facesdobrasil.org.br/component/content/article/6-comercio-justo--economia-solidaria/282-economia-solidaria-pode-ser-saida-para-a-crise-afirma-paul-singer.html

    http://www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol/Publicacoes/Anais%20-%20Grava%C3%A7%C3%A3o/arquivos%20III%20Encontro/Pri-8.htm

    ResponderExcluir

muito obrigado por acesa o blogue!